sábado, 4 de setembro de 2010

Amor de Pedra

Esse poema é uma tradução/invenção do poema Amor Cristão, de Marcelino Freire.
http://www.cronopios.com.br/site/lancamentos.asp?id=3441

Amor é o tapa na cara que eu levei do meu pai. Se fosse em outra data, era expulsa de casa. Em outro lugar do mapa, apedrejada. Amor à mulher do Irã, de sentença negociada. Agora ela vai ser enforcada. Melhorou? Amor é a surra que levou a doméstica a caminho da labuta. Pensaram que era puta. Tá explicado?


Amor lipoaspiração. Tatuagem de coração. Faz piercing no mamilo para dizer que ama. Amor inflama. Da bruxa é a chama, na fogueira da inquisição. Amor mutilador. Pergunta pra moça do Oriente! É costume dessa gente, para evitar a do dor. Poupa o povo do perigo, de desabrochar a flor.

Amor gigante. Do tamanho do Maracanã. Mil bocas juntas gritando amor. E chute a gol na torcida inimiga. Campo vazio de dentes. Sangue cobrindo a gengiva. Amor é a melhor coisa da vida. É o crack do pivete que não tem nada. Fissura. Para amor, não há cura. Nem remédio. O amor é cego. Atropela. E é também um acidente. Passou por cima do garoto do skate.

Amor não cabe em acordo ou contrato. Completa falta de opção. Não espera nada em troca. Não respeita pacto. Faz despacho. Fica puto. Dá prejuízo. Amor não descansa em paz, isso é a morte. Amor não sossega com pensão. Para amor não há compensação. Não descupa, nem perdão.

Amor de Pedra. Quem bate sangra. Quem atira também ama. Amor melhor abrir a mão. Só só amor que entrega, multiplica o pão.

3 comentários:

  1. "Poupa o povo do perigo, de desabrochar a flor."

    "Campo vazio de dentes. Sangue cobrindo a gengiva. Amor é a melhor coisa da vida."

    "Faz piercing no mamilo para dizer que ama. Amor inflama"

    Nossa, gostei mesmo! Ficou bem legal. Dá pra ver que tá trabalhado, ritmado.

    E ficou com um conteúdo bom, dialogando com várias polêmicas atuais. E essa perspectiva de amor sagrado/profano (sacação do original) que habita lugares sujos (ou 'sujados'). Aproxima quem 'ama', de quem 'ama' tb, todo mundo amando - cada um como pode.

    Ah, gostei mesmo da ideia, 'amor é' - "amor cristão"... Posso fazer um também?! :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!!
    Faz uma versão dele sim!! Quem tem também é uma versão é o dudu. Daí a gente combina uma dia de dizer todas as versões de uma vez, que tal?

    ResponderExcluir
  3. Sem duvida é uma inovação,cabe varias versões, causa um estranhamento, revela uma emoção.

    Valeu!! Linda

    ResponderExcluir

Alimente!

Minha lista de blogs